Monkeypox

Monkeypox (MPX), também conhecida como Varíola Símia, é uma doença causada pelo vírus “monkeypox”, nome dado em decorrência de seu descobrimento em uma colônia de macacos na Dinamarca na década de 1950; só a partir da década de 1970 se descobriu que tal vírus causava doença também em humanos. Desde então, a vasta maioria dos casos ocorria no continente africano de forma endêmica, e o primeiro surto em regiões consideradas não-endêmicas se deu em 2003 nos EUA. Em 2022, casos de MPX têm sido confirmados globalmente em países não endêmicos, com investigações epidemiológicas indicando não ter relação direta com viagens a países endêmicos, havendo, portanto, necessidade de alerta à vigilância epidemiológica dos países com casos confirmados. 

A transmissão pode ocorrer entre animais e humanos através de contato com sangue, fluidos ou lesões corporais; entre humanos se dá através de contato pessoal com secreção respiratória – necessitando, nesses casos, de contato próximo -, por lesões de pele de pacientes infectados ou até mesmo por via sexual, sendo esta última considerada o modo de transmissão mais provável no surto atual. 

O quadro clínico típico da doença consiste em sintomas sistêmicos – febre, calafrios e dor muscular – associado a lesões cutâneas. Em contrapartida, no surto atual, observou-se também aparecimento de lesões genitais e orais podendo ou não estarem relacionadas a sintomas sistêmicos. O diagnóstico é realizado através do exame clínico indicando quais pacientes são casos suspeitos para o MPX, e sua confirmação se dá pela pesquisa do vírus em uma metodologia denominada PCR. No Brasil, em setembro de 2022, o teste diagnóstico para MPX foi aprovado no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde pela ANS e tornou-se, portanto, um exame complementar com cobertura obrigatória no intuito de frear o surto atual no país.
Tabela Referencial CBHPM:
4.03.14.66-9 Teste para detecção do vírus monkeypox (MPXV) por biologia molecular em diversos materiais biológicos, por estágio ou por local da lesão. 

Porte: 1A 

Custo Operacional: 18,560

Inclusão de item de observação:

  1. Serão considerados como um único exame aqueles colhidos de lesões no mesmo estágio evolutivo e do mesmo local. Define-se o local da lesão pela sua unidade topográfica conforme item 9 das Observações ou por regiões de mucosa oral, anal, vaginal ou ocular.
  2. Amostras colhidas de lesões em estágios diferentes de evolução (ex: vesícula e crosta), mesmo que na mesma unidade topográfica, serão consideradas como amostras separadas e, portanto, devem ser enviadas em tubos separados.
  3. Amostras colhidas de lesões em unidades topográficas distintas, devem ser enviadas em tubos separados.
  4. Diagnóstico diferencial: Molusco contagioso (outro gênero da família Poxviridae), Sífilis primária, Herpes simples, Varicela (sem nenhuma relação etiológica)

 

Diretriz de Utilização da ANS:
157. TESTE PARA DETECÇÃO DO VÍRUS MONKEYPOX (MPXV) POR BIOLOGIA MOLECULAR (Incluído pela RN 544/2022, em vigor a partir de 21/09/2022) 1. Cobertura obrigatória para o diagnóstico de caso suspeito de infecção pelo vírus Monkeypox (MPXV), conforme definição de caso estabelecida pelo Ministério da Saúde.  Definição de caso suspeito, conforme Ministério da Saúde: Indivíduo de qualquer idade que apresente início súbito de lesão em mucosas E/OU erupção cutânea aguda sugestiva* de Monkeypox, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital/perianal, oral) E/OU proctite (por exemplo, dor anorretal, sangramento), E/OU edema peniano, podendo estar associada a outros sinais e sintomas. *lesões profundas e bem circunscritas, muitas vezes com umbilicação central; e progressão da lesão através de estágios sequenciais específicos – máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas.  

Observação: Uma vez que o conhecimento da infecção pelo vírus Monkeypox ainda está em processo de consolidação, à medida em que novas evidências forem disponibilizadas, a tecnologia e sua diretriz poderão ser revistas a qualquer tempo, seja por iniciativa da ANS ou por orientação do Ministério da Saúde.

 

Em novembro de 2022, os preços de mercado para o exame variavam de R$ 250,00 a R $375,00.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *